:: NOTÍCIAS ::

domingo, 31 de agosto de 2008

Tokio Hotel farão a juventude voltar às aulas de Alemão? (25.08.08)

Cultura. Apesar da influência do grupo, o Goethe-Institut não está a cumprir o seu curso normal.



Compreender as palavras do grupo Tokio Hotel, uma boa razão para salvar a língua de Goethe. Foto DDM, T. Bordas

O alemão é a língua de Goethe, ela é hoje a língua dos Tokio Hotel. "Muitos jovens que escolhem as aulas de alemão para compreender as letras das suas canções" confirma Friso Maecker, director do Goethe-Institut de Toulouse. O alemão é a missão da instituição cultural para promover o idioma alemão ao longo de todo o mundo. Cinema, teatro e, é claro, cursos de línguas, todos os meios são bons. A missão nem sempre é fácil: se as presenças no Goethe-Institut em França está a aumentar globalmente, a tendência é sim o declínio da Cidade rosa. No caso, um interesse moderado nos alunos da escola e faculdade. "Infelizmente, é reconhecido que a proximidade de Espanha nos fere, lamenta o director do Instituto de Toulouse. E o alemão ainda é visto como uma língua difícil. "

"Um profissional activo"
Consequência directa, as aulas intensivas de Alemão no fim de Agosto estão longe de estarem completas. No entanto, de acordo com Friso Maecker, pode-se adquirir uma base sólida numa semana por si só, desde que estejam dispostos a gastar mais de seis horas por dia. Pech Waltraud responsável pela hospedagem do instituto. Num francês tingido com um muito ligeiro sotaque Alemão, ela explica como se desenrola um curso no Instituto. "Só falamos Alemão com os nossos alunos. É um método que deu provas do seu valor, e permite avançar muito rapidamente. " No Goethe-Institut de Toulouse também pensam em profissionais, que poderão ter de regressar às aulas para aprender Alemão. Na região existe, naturalmente empregados da Airbus, mas esta não é a única empresa a procurar alemães. "Na França, 60 000 vagas aguardam um alemão", disse Friso Maecker. Dominar a língua é um trunfo profissional incontestável. "


O cinema alemão, para crianças dos 8 aos 13 anos
Desde o início, no Goethe-Institut de Toulouse realizam sessões de cinema alemãs com legendas para crianças de 8 a 13 anos. "Queremos mostrar que o Alemão é uma língua de escolha possível para a sua escolaridade. O que estamos a tentar fazer é encontrar filmes recentes, e na reunião será seguida uma discussão com um professor." Para o Goethe-Institut, não há idade para começar o alemão.

Tradução por: ichliebeTH
Fonte: ladepeche.fr

Sem comentários: